Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

Desvendando a Lenda da cobra mamadeira!

No meio da imensa população zoológica freqüentadora do folclore brasileiro se encontra a serpente que nele possui, porventura, lugar dos mais destacados. Aparece na crendice, nos causos, e estórias várias.


O escritor paulista Manuel Rodrigues Ferreira (A Gazeta, 13 de maio de 1961, p.12) transcreve de um livro publicado por Joaquim Ferreira Moutinho, em São Paulo, em 1869, intitulado Notícia sobre a província de Mato Grosso, a seguinte passagem:

"Vem a pelo narrar mais um fato que teve lugar em Cuiabá.
Uma mulher que amamentava uma criança, conheceu que esta emagrecia gradualmente, sem que pudesse atinar com a causa de seu definhamento.
Casualmente um dia, descobriu se que uma jibóia habitava um buraco próximo ao leito da ama. Todas as noites deixava o seu esconderijo e, subindo o leito afastava o peito da boca da criança, onde introduzia a ponta da cauda e sugava depois todo o leite.

Morta esta serpente, em uma madrugada encontrou-se grande quantidade de leite no seu ventre.
A criança desde então começou a engordar".

Também contam histórias nos campos, que a cobra mamadeira se enrola nas pernas da vaca para alcançar as tetas e mama. Ela se enrola em uma perna para que a vaca não possa coicear enquanto ela mama.

Terminada a transcrição, o doutor Manuel Rodrigues Ferreira, fez o seguinte comentário: 

"Já se escreveu suficientemente para demonstrar que as serpentes não podem sugar, porque não têm lábios.
Para haver sucção, os lábios devem adaptar-se perfeitamente. E a boca da serpente é rígida. Além disso, também a forma de sua língua não permite realizar a sucção. Por outro lado, toda serpente, depois de morta, mostra um líquido branco no seu ventre; é proveniente dos ovários e tem por finalidade construir a casca dos seus ovos. Enfim, as serpentes não são mamíferas. E além disso, não são animais dotados de inteligência, de raciocínio, para na calada da noite, enganar as crianças, dando-lhes os rabos para sugarem".

Vejam que impressionante, uma jibóia engoliu uma vaca inteira. Os matutos abriram ela e conferiram. É realmente impressionante.

2 comentários:

  1. obrigada por tirar minha duvida..

    ResponderExcluir
  2. Conheço um acontecimento real, da minha região Zona da mata mineira, de uma cobra q bebia soro de leite.

    ResponderExcluir