Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Por que Einstein mostrou a lingua?


No dia 14 de Março de 1951 Albert Einstein completava 72 anos, mas o que ele não sabia era que naquele dia uma fotografia seria eternizada, e que tal imagem seria popularizada pelo mundo inteiro.

Neste dia, a festa de aniversário já havia chegado ao fim. Einstein encontrava-se sentado no banco traseiro do carro (pertencente ao chefe do Instituto para Estudos Avançados de Princeton, EUA), estando entre Frank Aydellote e sua esposa Marie. 

Tecnicamente “encurralado” por fotógrafos e jornalistas, a perguntarem acerca de sua opinião sobre a situação política, pôs-lhe sua língua de fora. Isso após várias tentativas para que o deixassem em paz (não gostava da imprensa).

http://lh5.ggpht.com/tors.abaquar/SK6_5TENc1I/AAAAAAAAC2M/3SpMp0CEci0/s800/a_albert_einstein_02.jpg

O gesto foi uma mescla de irritação e descontração; tempos mais tarde dissera a sua secretaria (e amante) Johanna Fantova a seguinte frase: “A língua de fora revela as minhas posições políticas.”

O fotografo Arthur Sasse foi quem capturou a imagem, e a divulgação da mesma foi feita pelo próprio Einstein, depois de solicitar que o mandassem algumas cópias. A fotografia definitivamente havia lhe agradado,vindo a enviá-la como postal para amigos e conhecidos, sendo hoje a sua fotografia mais famosa.

2 comentários:

  1. Muito bom seu post. Parabéns. Essa da língua é muito curioso, eu realmente não sabia.

    Tomei a liberdade de enviar o seu link para o:

    http://linkandovoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir